Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013

Truculência da Policia de SP: Abuso ou necessidade?


Diante de toda a situação alarmante que vi diante da TV hoje de manhã, resolvi dar minha opinião sobre o caso. Em primeiro momento, há que se destacar a importância da Policia nesses momentos de manifestações. Ora, se deixássemos as manifestações sem cobertura policial, seriam espaços de verdadeira guerra, onde cada um agiria de sua maneira e abriria espaço para infiltração de diversos tipos de bandidos, e no final alegariam a liberdade de manifestação.
A própria Constituição Federal dita as regras para que o direito à Liberdade de reunião seja exercida: "XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;". Isso quer dizer que a regra maior que deve reger as manifestações é a PAZ, não há que se alegar liberdade de reunião se houver uso de violência por parte dos manifestantes, isso se faz sem o uso de armas. Além disso, o lugar deve ser aberto para que não haja possibilidade de infiltração de bandidos ou uso de trincheiras como se fosse uma verdadeira guerra. Por fim há que lembrar que não há necessidade de autorização do Poder Publico, pois se assim o fosse a Prefeitura jamais autorizaria por tratar-se de algo que foge à vontade dela, mas mesmo assim ela deve ser avisada.

Nesse caso das manifestações contra tarifas dos ônibus em São Paulo não se pode alegar liberdade de reunião, pois por parte dos manifestantes e da policia houve uso de violência, então o caso trata-se de uma iniciação de conflitos, que pode ser facilmente comparada à uma guerra. Vejam que a policia só tratou de reagir com truculência depois que os manifestantes usaram da violência. Mas, a reação não deveria ser mais agravosa do que o que realmente houve. Os policiais foram além da sua liberdade de atuação, e impediram inclusive a liberdade de expressão dos jornalistas ali presentes, inclusive machucando-os. Pude ver um vídeo  em que o policial quebra o vidro da viatura pra incriminar os manifestantes, um verdadeiro abuso. Além disso a repercussão internacional está sendo grande, o que por si só já demonstra o quão equivocada foi a ação da policia.

Sorte que este caso não teve nenhuma morte, pois se assim houvesse podem ter certeza que o efeito seria muito maior. Diante disso, necessitamos de policiais mais bem preparados para lidar com tais situações, não só treinamento físico, mas também um treinamento psicológico para não agirem como estão agindo, completamente fora da razão. Uma situação como essa gera um desequilíbrio emocional de ambas as partes, e os policiais bem mais do que os manifestantes deveriam estar preparados para lidar com menos raiva e mais razão. É o minimo que se espera de profissionais que passam anos estudando para tal oficio e quando exerce-o age com completo despreparo. Mais do que a remuneração ser baixa e o treinamento ser ineficiente, há que se cuidar mais das emoções, eles são seres humanos como nós e devem saber muito melhor que nós lidar com situações de conflitos. Isso é o minimo que se esperam desses profissionais que se responsabilizam por nossa segurança.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!