Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013

A força das redes sociais nos protestos pelo país


Quem diria que a evolução seria responsável por uma mudança na forma de pensar do nosso povo? Há alguns anos atras, os pais achavam que as redes sociais eram uma perda de tempo para seus filhos. Aos poucos a imagem foi se desconstruindo e hoje temos nas redes sociais um refugio para ideias e opiniões, até mesmo para esses pais que antes reclamavam. As redes sociais deixaram de ser apenas um passatempo e passaram a ser palco de exposição de opiniões sobre assuntos diversos e por conseguinte também de mobilizações. 
Através do Facebook temos diversas possibilidades de expressarmos nossas opiniões, podemos comentar em nosso próprio mural, podemos também compartilhar opiniões de amigos e assim espalhar para outros amigos, além de podermos acessar páginas e grupos destinados a um tema especifico, e por fim também podemos criar eventos e chamar amigos para nos mobilizarmos fora da rede. Foi isso que aconteceu, um evento foi criado, divulgado e tomou dimensões astronômicas, que culminou nesses protestos que por alguns já é chamada de "REVOLUÇÃO DOS 20 CENTAVOS". 
Pelo Twitter a coisa funciona um pouco diferente, a forma mais adequada para expressar suas opiniões é através do uso de hashtags. As hashtags servem para concentrar as opiniões em um termo de pesquisa único, assim você não precisa fazer diversas pesquisas para entender sobre o que estão falando. Nesse caso dos protestos foram usadas varias hashtags #mudabrasil #changebrazil #vemprarua #vemprajanela #acordabrasil #obrasilacordou #ogiganteacordou #protestobr #primaverabrasileira #primaveraglobal #naoepor20centavosepordireitos #vdevinagre #manifestationscup . Além disso, o Twitter possui um ranking (trending topics) dos assuntos mais comentados do site, o que acaba atraindo a atenção de diversos usuários para aquele mesmo assunto. A partir dessa boa divulgação que os trending topics proporcionarão, o publico acaba se mobilizando para além assunto, o problema nesse caso é que nao há uma maneira própria no Twitter para se mobilizar para protestar fora da internet, o que acaba sendo necessário o uso de outros recursos. 
Vejam que as redes sociais trouxeram mudanças significativas na forma de nos comunicarmos. Creio eu que antigamente a comunicação era muito mais difícil, lembro de uma entrevista em que compara-se o confisco da poupança na era Collor com os protestos atuais. Naquela época, o governo congelou a poupança de todos e eles nao tinham o que fazer, foram embora e só podiam ligar para amigos, ainda assim por preços altos de ligação. Se fosse hoje seria totalmente diferente, entraríamos nas redes sociais e nos mobilizaríamos para que a imprensa fizesse seu papel e fosse atras de uma resposta. Fazer bom uso dessas ferramentas também é importante, sabemos que os agentes de inteligência do governo estão atentos a qualquer tentativa de mobilização com objetivos violentos. Mobilizações pacificas devem ser rotineiras no Facebook e Twitter, além de fortalecer nossa democracia, desmistificam a idéia de inutilidade das redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!