Searching...
domingo, 14 de julho de 2013
07:21

O império rede Globo



Nao sou defensor ferrenho da Rede Globo, mas também estou longe de ser completamente contra. Durante as manifestações ficou muito visível a tentativa de distorcer o foco e se voltar contra a rede Globo. É certo que o manifestos não tinham um tema único, mas acredito que desviar o foco para uma emissora de TV não é o mais certo. Muitos outros temas deveriam ser mais debatidos e acabaram ficando a segundo plano.

No Brasil a TV Globo é a líder de audiência há muitos anos, o que incomoda a concorrência. Realmente ela tem o poder para distorcer fatos, mas nao podemos deixar de concordar que muitos debates positivos que resultaram em benefícios surgiram ali.  Muitas coisas são de gosto bem duvidoso, mas há que aceitar que alguns formatos sao excelentes, vocês hão de convir que as novelas são imbatíveis, por mais que as outras emissoras tentem nesse aspecto será bem difícil supera-lá. 

Mas o que mais pesa na insatisfação popular quanto à emissora diz respeito ao jornalismo. A meu ver nenhuma emissora atualmente é imparcial nesse aspecto, cada uma julga os fatos conforme seus interesses. A maioria dos temas noticiados nos telejornais são de repercussão geral e podem ser bem diferenciados se comparados como são tratados em cada emissora. 

Infelizmente as emissoras ainda são muito dependentes do governo isso acaba tirando um pouco da imparcialidade. Mesmo que se separe o que é de direita e o que é de esquerda, vamos acabar chegando á mesmo resposta: as emissoras são parciais. Mas e porque o debate quanto a manipulação de fatos só é feito contra a Globo? Ora, nao se brinca com quem esta morto, uma manifestação contra as outras principais emissoras nao teria resultado algum. Quem tem poder sobre os meios de comunicação é a Rede Globo. A maioria dos conteúdos gerados nos jornais e outras emissoras provem indiretamente de algum setor global. Vejam que nao é só no jornalismo. Emissoras com a BAND e REDETV tem programas baseadas quase exclusivamente nos programas da emissora líder, vejam por exemplo o TV Fama, é um jornalismo de celebridades (na maioria subcelebridades) onde a maioria das matérias fala sobre a Globo. Os programas humorísticos da BAND também confirmam isso, CQC e Pânico enaltecem os famosos que trabalham na Globo. 

É muito difícil confirmarmos que todos as notícias possuem imparcialidade, mas a julgar pelas atuais emissoras, podemos dizer que a Globo possui uma credibilidade maior perante a população.  Tanto é que o Jornal Nacional é o jornal de maior audiência do país. Nao acho que seja o certo dar credibilidade a apenas uma emissora, mas com a baixa qualidade das concorrentes fica difícil decidir qual é a menos pior.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!