Searching...
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
04:00

Porque as comidas que engordam são as mais gostosas?

Essa duvida permeia a humanidade. As melhores comidas são as que engordam. Comidas saudáveis geralmente são menos apetitosas que as mais calóricas. Será que tem alguma explicação? Para conseguir manter o peso ideal e a saúde em dia, muitas vezes temos que rever nossos hábitos alimentares para nao engordar. As vezes, para isso, é preciso passar por uma reeducação alimentar, principalmente quando as exceções (doces e gorduras) acabam virando regra na nossa alimentação.

É muito difícil se controlar e comer somente comidas saudáveis. Apesar de ser melhor para saúde, será que vale a pena se privar das coisas boas da vida somente por uma saúde sendo que você consegue balancear as duas coisas? Nao conheço muito de dietas, mas já vi varias dietas malucas onde as pessoas ficam comendo só um tipo de alimento e não se da ao prazer de experimentar comidas diferentes, acaba virando obsessão. 

Tem comidas que são muito mais difíceis de resistir à tentação. É o chocolate que nos dá sensação de prazer. É a pizza que reúne a família na mesa. É a pipoca pra assistir algum filme. É a cerveja pra assistir o futebol. É a feijoada no final de semana. É o churrasco com os amigos. É tanta coisa que fica difícil de imaginar recusando. 

Nao sou gordo, mas já fui, então sei bem como é difícil se controlar para nao exagerar. As vezes nossa compulsão alimentar acaba sendo resultado de algum trauma alimentar na infância que acaba por permear nossa vida inteira. Vários exemplos podem ilustrar isso, é forçar a criança a comer todo o prato, é passar fome na infância, é comer o que não gosta por obrigação. Tem que ter muito cuidado para não traumatizar, muito mais fácil prevenir e educar corretamente para uma alimentação balanceada.

Tudo na vida é uma questão de bom senso, não precisa exagerar e nem se privar de nada. Apesar das gorduras e doces serem mais calóricas, podemos consumi-las com moderação. Já que não podemos mudar o número de calorias dos alimentos, podemos mudar as quantidades, não exagerar e não comer apenas por gula. Aí não tem problema.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!