Searching...
sábado, 13 de julho de 2013

Controlar a "boca" nas redes sociais



As redes socias estão sendo muito úteis na nossa atual conjuntura política. Estamos percebendo o quão úteis elas são na difusão de opiniões. Há algum tempo atrás nossas comunicações eram bem menos públicas, tinhamos apenas o telefone e o email, transformando as nossas conversas em atos bem particulares. Com o advento das redes sociais nossas opiniões se tornarão públicas, facilmente podemos nos comunicar com diversas pessoas sem precisar conversarmos de uma por uma.

Mas essa facilidade de comunicação não quer dizer que podemos falar tudo que queremos publicamente. Muitos são os casos de pessoas que falaram o que não deviam na internet e acabaram sendo prejudicadas com isso. Lembro-me do caso da estudante de direito que ao reclamar da eleição da Dilma, acabou propalando imprópérios contra nordestinos e acabou perdendo emprego e sendo hostilizada publicamente. 

Merece destaque também a divulgação de dados confidenciais. Um lugar público como as redes sociais estão cheias de pessoas mal-intencionadas que usam de seus dados para prejudicar. Várias informações se publicadas trarão riscos e poderão lhe causar prejuizos, portanto tem que pensar duas vezes antes de publicar. Como exemplo, podemos citar vários artistas que já publicaram seus telefones no Twitter e tiveram que trocar de chip. Depois que você publicou, você pode até apagar, mas o estrago já está feito. 

Frequentemente as pessoas costumam postar indiretas, para quem quer que seja, nisso corre-se o risco de uma pessoa se sentir magoada mesmo sem aquela indireta ser pra ela. Muito cuidado também com lições de moral, principalmente quando você faz o contrário do que você diz, o famoso "faça o que digo mas não faça o que eu faço". Além disso, a etiqueta das redes sociais orienta que não se deve discutir publicamente. É dificil, mas você tem que se segurar, há pessoas que estão sempre à espreita para espalhar para o mundo as suas conversas, por isso tem que evitar o uso de duplo sentido. Mais do que isso, é bom saber que mesmo estando atrás de um computador, você não pode falar tudo que quer, muitas vezes tem que controlar a lingua para não magoar ninguém. Recentemente o colunista Bruno Chateaubriand se envolveu numa polemica ao criticar a repórter Carla Vilhena. Ao ver a reportagem na qual a repórter estava entrevistando um casal de subcelebridades, Bruno ironizou a repórter ao dizer que a mesma utilizou luvas em seu casamento. Nem sei o que isso significa e porque a mesma se sentiu ofendida. Depois disso a resposta foi bem agressiva. Disse ela "na impossibilidade de ser noiva, serviu-lhe implicar com as luvas". Atitude absolutamente homofóbica, advinda de uma repórter que deveria saber muito bem que as redes sociais não são palcos para baixarias. Acredito que a atitude possa ter justificativa no fato de que ela foi rebaixada de cargo e ser obrigada a fazer uma reportagem com subcelebridades deve ser muito triste para uma repórter que já esteve no seu auge e hoje caminha a passos longos para o fim da carreira. Jornalistas devem ser muito mais do que nós conhecedores da força das palavras nas redes sociais. Não entro no mérito de quem está certo, mas serve para vermos que estamos diante de novos tempos, em que devemos tomar cuidado com palavras mal faladas e mal interpretadas. 

A internet deve ser palco de discussões sadias, nada de baixarias. Lembre-se sempre: Cuidado com a "boca" nas redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!