Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013

O orçamento publico nao é um bicho de sete cabeças


O orçamento público é muito mais simples do que você imagina.
Há que se pensar que o orçamento público, apesar de possuir um linguajar técnico, pode muito bem ser entendido pela maioria das pessoas. Basta haver boa vontade das pessoas em participarem das audiências públicas, o que na maioria das vezes não acontece. As sessões de audiências públicas de prestação de contas costumam ter bem pouco público, e na maioria das vezes ainda não são cidadãos comuns e sim profissionais que participam da administração pública. O que acontece é que acaba sendo apenas uma mera formalidade.
A falta de controle da população faz com que passem os 4 anos de mandato e ainda assim continue latente a cultura de reeleição e medo de mudança. Alem disso fica claro que o grande problema em toda estrutura governamental reside no PLANEJAMENTO. Esse planejamento vai além de meras formalidades, como a elaboração da LOA, LDO e PPA. O planejamento deve ser o guia para a boa execução do orçamento público, inclusive muitos governantes criam a secretaria de Planejamento para que se dê uma maior atenção ao tema. Infelizmente a atuação dessas secretarias é bem limitado, na maioria das vezes em virtude de falta de pessoal qualificado. A fiscalização por parte dos cidadãos acaba sendo prejudicada mesmo acompanhando as audiências publicas.
Apesar de toda essa problemática, não há que desanimar. A política só muda se nós mudarmos, isso passa por varias atitudes que temos e que prejudica a nossa democracia. Só reclamar não resolve, a solução é participar mais da vida política e ser atuante nas audiências publicas. Nada de ficar esperando a mudança somente de 4 em 4 anos, a mudança acontece diariamente, basta voce fazer sua parte.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!