Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013
05:49

Ser concurseiro é um desafio


Quando se toma a decisão de se tornar um concurseiro, muito coisa irá mudar em sua vida. Não apenas pelo lado negativo, pelo lado positivo também. Antes de tudo tem que se ter em mente um objetivo claro, os concurseiros são pessoas extremamente determinadas, se for influenciável pela opinião dos outros cairá brevemente.
As pessoas tem uma ideia negativa do que é ser concurseiro. Já ouvi gente dizendo que o concurseiro é um mal funcionário para a Administração publica, porque ele entra já pensando num cargo melhor, então não se dedicará tanto ao cargo. Em alguns órgãos, inclusive, se ele declarar que esta estudando pra outro concurso, certamente será perseguido. Mas aí a gente se pergunta: qual o problema em ter um objetivo de vida? Dá impressão que o certo é acomodar-se e não progredir.
Eu vejo que o concurseiro é um exemplo a ser seguido pelas outras pessoas. Diante de toda a pressão de familiares e amigos, precisa ser muito DETERMINADO. Para controlar a ansiedade na espera por edital, resultado e nomeação, precisa ser muito PACIENTE. Para dar conta de todo o material de estudo e conseguir "fechar o edital", precisa ser muito ORGANIZADO e METÓDICO. Para aprender adequadamente, precisa ir no seu ritmo certo, para isso precisa ser muito PRÓ ATIVO e AUTO DIDATA. Para não desistir quando reprovou por apenas uma questãozinha e não depender da sorte, tem que ser muito ESFORÇADO.
São diversas e inúmeras as qualidades que os concurseiros tem a ensinar. Muitas vezes se pensa que é fácil passar em concursos, por isso não vale a pena tanto esforço, mas é bem pelo contrario, para ocupar as melhores vagas tem que ser muito focado naquele objetivo. O caminho dos concurseiros é tão difícil que só restarão os melhores, aí esta a qualidade fundamental para ter sucesso: PERSISTÊNCIA. A maioria das pessoas que prestam concursos acham que vão ganhar na sorte, os famosos aventureiros, e chega a um ponto que ela percebe que só a sorte não vai fazer Passar, então chega o momento da decisão mais importante: DESISTIR ou PERSISTIR?
Claro que inúmeras são as historias de pessoas que já tinham exemplo na família e já começaram nos concursos bem determinados e passam nos primeiros concursos que fazem. Mas a maioria absoluta começa fazendo concursos por achar que é fácil e depois toma a decisão de persistir.
A tendência é que cada vez mais pessoas busquem suas vagas no serviço publico. O nível superior só aumenta no Brasil e os concursos públicos são bons locais para alocar esses jovens refém formados. A cada dia que passa fica mais difícil, então o jeito é persistir, mas pra isso não é tão simples, tem que ter objetivo claro e não ser apenas um aventureiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!