Searching...
sexta-feira, 12 de julho de 2013
10:39

Boatos e obssessão por mortes

Porque será que o povo é tão obssecado por ver cenas de mortes? A qualquer sinal de notícia de acidente lá vai o povo atrás pra ver o que aconteceu. É uma curiosidade sádica, qual a vantagem de ver pessoas mortas e machucadas?. Trago comigo uma teoria que essas pessoas que correm atrás de tragédias são pessoas que querem se impor perante a sociedade como pessoas confiáveis. Ora, se elas vão ver essas cenas e depois correm pra contar pra todo mundo é sinal que querem se mostrar pessoas informadas e confiáveis. Não acho que seja algo normal, eu não faço questão dessa curiosidade mórbida, não faço questão de ficar guardando imagens chocantes em minha cabeça. Tem que ter estomago forte para ver gente morta e não se sensibilizar, os bombeiros e outros profissionais que lidam com isso, são muito bem treinados para isso, ou se não, são psicologicamente mais avançados que nós para ver essas imagens e não se chocarem. 

Não é só a cena da morte que atrai as pessoas. Conheço pessoas que passam na Capela Mortuária só pra ver se vê algum conhecido para saber quem morreu. Quando há algum boato que morreu alguém, todo mundo fica alvoroçado para saber quem morreu, se era conhecido ou não. Não sei como isso funciona nas grandes cidades, mas em cidades pequenas é sempre assim. O plantão de mortes no rádio é capaz de fazer qualquer pessoa parar o que está fazendo para ouvir. Deve ter algo psicológico nisso, mas se assim for, acredito que a maioria da população está psicologicamente afetada. 

A morte ainda é um tabu na nossa sociedade, é uma despedida que não se sabe se haverá outro reencontro. Entre mitos e verdades nada sabemos sobre o nosso destino depois da morte. É um mistério tão grande que instiga a todos, se soubessemos realmente o que acontece depois da morte talvez lidariamos mais facilmente com esse fato. Ao sabermos de alguma morte de algum conhecido, já imaginamos a saudade que ela nos fará sentir e isso nos deixa tristes, acontece que a tristeza será passageira até que se conformemos com a realidade. Para se conformar com isso, contamos com a ajuda de pessoas próximas para que nos ajudem a superar o momento dificil. Ai também aparecem pessoas que nunca fizeram questão de te ajudar em nada, mas nesse momento quer se mostrar confiável e ganhar sua confiança, aí volta naquela minha teoria que citei lá no começo. O ser humano é carente de autoafirmação e autoconfiança e isso ele só consegue perante as outras pessoas nos momentos dificeis. 

Por fim, acho importante lembrar que essas atitudes diante de noticias de morte são muito comuns na nossa sociedade, a curiosidade sempre será maior quando falarmos em morte do que quando falamos em vida (gravidez). Temos que ter cautela para não acharmos que podemos sair espalhando boatos e noticias de mortes para todo mundo sem preocupação com os principais interessados, muitas vezes as familias são surpreendidas em momentos que não estão preparadas para receber um aviso de morte. Há que se ter muito cuidado. Morte não é brincadeira.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!