Searching...
segunda-feira, 8 de julho de 2013

Passe Livre: Uma solução possível?


Temos tantos problemas para se preocupar na nossa atual conjuntura, mas infelizmente nos falta bom senso para irmos atrás dos nossos direitos e cumprirmos nossos deveres.
O Movimento Passe Livre foi precursor das manifestações, cujo objetivo era lutar pela redução de 20 centavos na tarifa de onibus da cidade de São Paulo. Depois disso, muitas outras cidades começaram manifestações com o mesmo objetivo, reduzir as tarifas do transporte urbano. Todas as cidades que assim o fizeram conseguiram reduzir as tarifas, uma vitória da população. Mas encerrada a batalha inicial, entrou em pauta a discussão pelo transporte gratuito. Se o transporte é chamado público, porque temos que pagar?
A discussão pelo transporte público gratuito não é tão simples. Os custos para que isso se tornasse realidade são muitos, tudo saindo do nosso bolso novamente. Infelizmente, a estrutura dos governos não tem capacidade de financiar isso. Por isso opta-se por Concessões Públicas, onde se distribui a responsabilidade por tais atos e custos e em troca disso cobra-se uma taxa do povo que usar e outra parte será paga pelo próprio governo. No fim das contas tudo sai do nosso bolso. Mas a conta sempre sai mais cara para quem efetivamente usa o serviço, porque são eles que pagam por eles mesmos e pelos usuários que tem benefícios nas passagens, como os estudantes e os idosos.
A gratuidade desse serviço é exclusividade de cidades pequenas, onde o custo para isso é muito menor. Se tivéssemos tal beneficio de Passe Livre em todo país, continuaríamos pagando do nosso bolso por esse benefício, o que só seria vantagem para os que realmente utilizam tais serviços. Além disso é muito difícil atender aos anseios da população, sempre haveria alguma coisa a reclamar, nesse caso poderia ser as condições dos ônibus. Antes de tudo isso, temos que pensar que temos muitos outros problemas a serem resolvidos que são muito mais benéficos. Transporte é um serviço essencial sim, mas acho muito mais preocupante as condições de educação e saúde. Ao invés de buscarmos o transporte público gratuito, primeiro temos que dar preferencia à melhoria das escolas e postos de saúde, que em sua maioria são bem caóticas.
Cada pessoa tem um olhar especial para aquilo que mais lhe prejudica. Se você usa o transporte público diariamente e não depende de educação e saúde pública, certamente o movimento passe livre lhe seria muito útil. Mas se você depende de escola pública, universidade pública ou hospitais públicos a coisa anda para um outro caminho. Por um lado você beneficia alguém e por outro prejudica outras pessoas, sem falar na corrupção que sempre prejudica a todos. Acredito que as prioridades em um país de terceiro mundo devem ser sempre direcionadas a saúde e educação, não esquecendo de combater a corrupção que é onde nosso direitos se esvaem.
Por fim, cumpre lembrar, que devemos sim buscar nossos direitos, mas antes disso pararmos de pensar somente em nós mesmos e olharmos mais pelos anseios gerais da população, depois disso tudo fica mais fácil de resolver. A solução para nossos problemas é e sempre á pensar mais no interesse público e menos no nosso próprio umbigo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!