Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tomar decisões nem sempre é fácil


Várias e várias vezes nos vemos em situações difíceis e precisamos tomar decisões que terão impactos em nossa vida, que poderão tanto ser negativos quanto positivos. Tomemos como exemplo uma simples ida no supermercado. Ao fazermos nossas compras já temos em mente ou listados os produtos que queremos. Ao chegar na gondola de cafés, por exemplo, somos obrigados a optar por uma marca, essa escolha pode ter diversas consequências. Se você optar pela marca de sempre, não haverá nenhum impacto por sua escolha visto que é uma coisa cotidiana, você não quis arriscar. Já se você optar por um café de uma marca desconhecida apenas porque ele está em promoção, levando-se em conta somente o preço, sua escolha poderá ter um impacto em sua vida: você poderá gostar do café e comprar sempre essa mesma marca ou você poderá não gostar do café e nunca mais o comprar. Veja que sua vida sofrerá impactos. Se for pelo lado negativo ficará muito mais evidente, já que um café ruim pode estragar um dia, certo? 
Assim é a vida, sempre teremos diversas decisões a tomar, mas não significa que elas não impactarão nossa vida. Por isso é sempre bom pensar nas consequências que teremos ao tomar uma decisão. Nessa semana me vi na condição de tomador de uma decisão que poderia mudar minha vida. Fui convocado para o concurso da Prefeitura de uma cidade vizinha. Além de ser um salário maior, teria a possibilidade de ir morar em uma cidade grande, e ainda trabalhar num cargo que eu acho dos mais importantes na estrutura pública, seja a nível federal, estadual ou municipal. São muitas as variáveis a pensar antes de tomar essa difícil decisão: vou me adaptar a uma cidade grande? vale a pena trocar um cargo estável na minha cidade por uma diferença salarial de apenas quinhentos reais? estou satisfeito com meu trabalho atual? qual a opinião dos amigos e colegas? quais as minhas expectativas para os próximos anos?
Veja só, fiz esse concurso sem pretensão alguma, apenas a título de experiência, nesse momento não foi uma decisão difícil, mas foi impactante. Agora vê-se o resultado de uma decisão tomada facilmente. Nesse caso temos impactos positivos e negativos. Positivos podemos dizer que é a possibilidade de ganhar um salário maior, uma mudança de vida e a valorização do meu trabalho atual... Negativos seriam a possibilidade de não me adaptar a uma cidade grande, custos maiores e só ver a família no fim de semana...
À primeira vista esses são os impactos, mas a depender das circunstâncias, os negativos devem se sobrepor e devo ficar. Apesar da difícil decisão temos que manter os pés no chão, nem sempre uma mudança vem à ser positiva, isso já vi várias vezes, então o melhor a fazer no momento é "não trocar o certo pelo duvidoso".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!