Searching...
terça-feira, 9 de julho de 2013

Planejamento é a chave do negócio


"Quem espera sempre alcança”.
“Quem tem pressa come cru”.
“De grão em grão, a galinha enche o papo”.
Existem vários outros ditados populares que divagam sobre o planejamento antecipado, se os seguissemos tudo seria mais fácil. É bem mais fácil planejar do que fazer tudo às pressas e depois ter que corrigir. Várias e várias coisas nos tomam nosso precioso tempo e acabamos fazendo tudo sem ao menos nos organizarmos para aquilo.
Concordo que não é tão simples você se planejar para tudo. mas com boa vontade a coisa fica muito mais fácil. Em nossas vidas há muito que se planejar para evitar atropelos. Tanto no trabalho, quanto nas nossas rotinas, o objetivo é evitar que tudo ocorra em meio a improvisos. O inicio do ano é sempre o momento ideal para nos planejarmos para o que virá, é a escola, é a faculdade, é o trabalho, é a academia e várias outras coisas que farão parte de sua rotina. Quando você é organizado, a coisa flui bem melhor, você acaba tomando menos decisões precipitadas e mais decisões acertadas.
Na administração pública vemos claramente que o planejamento é essencial também. Há vários setores que esse planejamento é muito mais essencial, a educação e a saúde por exemplo. A saúde tem calendários de vacinação, campanhas e várias outras ações. Para que isso seja possível há que se planejar o que será preciso para viabilizar aquilo, é o combustivel para o transporte, são os materiais necessários, são os funcionários, enfim, tudo tem que ser planejado, se for feito tudo improvisado com certeza a chance de não dar certo é grande. A educação também tem que elaborar um cronograma de aulas, tem que realocar professoras para outros turnos e séries, tem que organizar o transporte escolar para não prejudicar os alunos, sem tudo isso a estrutura fica comprometida.
Infelizmente vemos muito essa falta de planejamento nas Administrações Públicas, de quaisquer esferas, seja municipal, estadual ou federal. Vivemos a mercê desse mal planejamento, diversos problemas são causados por isso, é a falta de médicos, é a falta de transporte escolar adequado, é a má conservação das estradas, é a falta de políticas públicas, principalmente na área de segurança. Tudo isso pode ser planejado, mas para isso há que se ter boa vontade e se esforçar para que isso realmente aconteça. Ainda temos muito a melhorar, a cabeça dos nossos governantes ainda não se deu conta disso. Nas nossas casas nós temos o controle então podemos planejar, já no governo pouco podemos fazer, mas ainda há esperanças, basta saber votar e depois cobrar. Só ficar reclamando não resolve, temos que ser atuantes.
Por fim, há que se lembrar que organização é essencial em qualquer lugar. A maioria das nossas ações são rotineiras e poderiam muito bem ser planejadas. Isso evita vários problemas, que acabam nos fazendo ter atitudes impensadas e que depois poderão ser causas de arrependimentos. Quem gosta de se arrepender? Eu não gosto, prefiro me organizar, o resultado certamente será melhor.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!