Searching...
quarta-feira, 10 de julho de 2013

Consumismo endividamento



É muito dificil achar um brasileiro que não tenha dividas. É cultural, o povo brasileiro não é de economizar dinheiro. São muitos os fatores que contribuem para isso. Infelizmente somos um país em que o salário mínimo não é capaz de suprir as necessidades básicas da população, isso faz com que muitas pessoas acumulem dividas para poder financiar suas necessidades. Além disso temos uma inflação alta que faz com que os preços sempre aumentem mais do que nossos rendimentos, além disso os impostos acabam corroendo nossas rendas.
Uma das causas constantes do endividamento é o consumismo. Muitas pessoas mesmo ganhando pouco insistem em esbanjar comprando futilidades. Há muitos casos de pessoas que preferem comprar roupas à comprar alimentos, praticamente preferem passar fome do que abrir mão de roupas novas. Além de roupas, existem vários outros tipos de futilidades que as pessoas preferem comprar do que guardar dinheiro para eventualidades futuras. Se acontecer de precisar comprar medicamentos, fazer exames, ou outras necessidades mais essenciais, vai acabar recorrendo a empréstimos, ou a agiotas que abusam da fragilidade das pessoas. Além de que há muitas falsas promessas de dinheiros falsos, seja por meio de piramides financeiras, jogos ilegais, e várias outras, e nesses momentos essas pessoas acabam caindo.
O endividamento advém também da facilidade de créditos no mercado. Você pode comprar em várias parcelas, fazer empréstimos e diversas outras formas. O comércio te oferece diversas formas de pagamento, é no cheque, no cartão, à prestação, você acaba sem saber como recusar. Os vendedores são treinados à instigar sua vontade de consumir, assim mesmo que você não precise comprar aquele produto você acaba comprando mesmo sem precisar, principalmente pela facilidade de crédito.
O ideal era que as pessoas economizam um valor todo mês, seja na poupança ou na casa mesmo. Isso serviria para imprevistos que eventualmente possam acontecer, quer sejam doenças que por ventura necessitem de remédios, ou até mesmo as necessidades advindas de uma mudança de casa, de cidade, etc. Mesmo tendo como planejar, é sempre bom se precaver, pois quando você está com dificuldades, surgem diversas opçõesde crédito, que muitas vezes deixarão endividado por um bom tempo.
Bem ao contraponto também concordo que não podemos ser pão-duros e economizar tudo que tem e não aproveitar o dinheiro. Lembro-me de ter visto no Globo Repórter, um senhor do interior que guardou bastante dinheiro embaixo do colchão e quando percebeu havia mudado a moeda e ele ficou com aquele dinheiro sem serventia. Há que se controlar para não exagerar nem para consumir tanto, tampouco para economizar demais.
Apesar de parecer que só pessoas pobres podem se endividar, muitas vezes as pessoas abastadas também se aventuram pelo luxo e consumismo e acabam gastando mais do que poderiam. Cada pessoa deve fazer um análise de seu orçamento e avaliar quanto pode economizar e o quanto pode gastar. Tudo é uma questão de bom senso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!