Searching...
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A lei de Gerson ainda reina no nosso país.

É triste imaginar que o velho "jeitinho brasileiro" ainda está bem presente no nosso cotidiano. Também chamado de "lei de Gerson", significa levar vantagem em tudo. É um assunto que intriga muito nossa sociedade, já virou um problema cultural. Tudo que fazemos tem sempre algum propósito, o que muitas vezes nos faz refletir que precisamos pensar não somente em nós mesmos e pensar nos outros também. Nao vivemos sozinhos no mundo, mas muitas vezes percebemos que as atitudes de algumas pessoas são muito egoístas e isso tudo gerado pelo jeitinho brasileiro.

Semana passada pudemos ver a noticia de que um beneficiário do bolsa família tinha tentado passar o cartão do programa para pagar uma prostituta. Isso chega a ser patético, um programa que serve para dar uma melhor condição de vida para as famílias (principalmente as crianças, que são o foco) servindo para satisfazer necessidades particulares de um sujeito. Se ele recebe o bolsa família é porque sua família tem necessidade, então porque desviar o dinheiro para um ato extremamente particular? O uso incorreto do cartão do bolsa família nao é novidade, muitas vezes já vimos beneficiários tentando usar o cartão para pagar coisas absolutamente egoístas, como comprar futilidades. Recentemente um video fez sucesso na internet com uma mulher dizendo que nao conseguia nem comprar uma calça jeans de 300 reais para sua filha adolescente. Sera que precisa comprar uma calca desse preço? Se a renda da família é baixa nao tem outras prioridades? Percebe-se que o objetivo desse programa esta muito disperso e ninguém esta seguindo corretamente. Antigamente era o bolsa escola, então era pra ser usado na educação dos filhos, mas percebia-se que isso nunca era cumprido. Concluímos que esses benefícios são eivados de interesses políticos, por isso nao se cria um mecanismo de fiscalização do cumprimento dos objetivos do programa. Ao meu ver as famílias deveriam prestar contas do que estão fazendo com o dinheiro, sem essa prestação de contas não há nenhum interesse por parte dos beneficiários em usar da forma correta. 

Enquanto os interesses particulares se sobreporem aos interesses públicos nunca teremos uma sociedade justa. Queremos tanto uma mudança do governo mas esquecemos que o jeitinho brasileiro esta enraizado na nossa cultura. Para que possamos mudar precisamos nos despir de pensamentos egoístas e antes de qualquer coisa cumprirmos nossos deveres, pois é muito fácil usar e abusar dos nossos direitos e na hora de cumprir nossos deveres fingirmos nao ser com nós, pensando apenas no nosso próprio umbigo. Precisamos parar de levar vantagem em tudo e pensarmos mais na sociedade como um todo, aí reside o conceito de justiça. Um pais justo certamente é o que mais queremos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!